Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Minicurso: Sociologia Psicanalítica e Movimentos Sociais


Minicurso: Sociologia Psicanalítica e Movimentos Sociais.
Ministrante: Nildo Viana (FCS/UFG).
V Simpósio da FCS/UFG.
Dias 11 e 12 de setembro.
17:00 - 19:00
Inscrições:
https://cienciassociais.ufg.br/e/23261-inscricoes-gratuitas-para-o-5-simposio-da-faculdade-de-ciencias-sociais-democracia-e-direitos-humanos-crises-e-conquistas

Resumo/Apresentação:


SOCIOLOGIA PSICANALÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS

A psicanálise aborda, fundamentalmente, os fenômenos psíquicos individuais, embora tenha extrapolado esse limite desde que Freud abordou fenômenos coletivos. Após Freud, outros psicanalistas contribuíram com o estudo de fenômenos coletivos numa perspectiva psicanalítica. Esse é o caso de Carl Gustav Jung e o inconsciente coletivo; Alfred Adler e a vontade de poder; Eugéne Enriquez e a psicanálise do vínculo social; o chamado freudo-marxismo (Wilhelm Reich, Erich Fromm, Alfred Lorenzer, Michael Schneider, Otto Fenichel, Igor Caruso, etc.); os neofreudianos (Karen Horney, Harry Sullivan, Clara Thompson, etc.), entre diversos outros. No campo da sociologia, alguns destacados sociólogos fizeram incursões sobre a psicanálise, com destaque para Karl Mannheim, Talcott Parsons e Roger Bastide, sendo este o criador do termo “sociologia psicanalítica”. A Escola de Frankfurt colocou em suas análises a contribuição de Freud e da psicanálise ao lado das de Hegel e Marx; a Análise Institucional (Georges Lapassade, Rene Lourau, Michel Lobrot, etc.) reuniu sociologia, psicologia, Freud, Hegel, Marx, Sartre, Lukács. Assim, há um vasto campo de produções e análises na fronteira entre sociologia e psicanálise. O movimento de massas, por sua vez, desde a contribuição original de Gustave Le Bon na psicologia e de Freud na psicanálise (Psicologia de Massas e Análise do Ego), recebeu várias análises sociopsicológicas. No que se refere a sociólogos e outros cientistas sociais, os movimentos de massas inicialmente foram concebidos como sendo marcados por irracionalidade, tal como se vê na abordagem irracionalista de Hoffer e Kornhauser. Posteriormente, os movimentos sociais, propriamente ditos, receberam análises semelhantes por parte da abordagem funcionalista. A tendência posterior, especialmente com a abordagem institucionalista, foi a de enquadrá-los como marcados pela racionalidade. Mais recentemente, com a análise do ressentimento e outros processos psíquicos coletivos, a concepção meramente racionalista passou a conviver com outras análises. Nesse contexto, o objetivo do minicurso é apresentar as contribuições da sociologia psicanalítica (incluindo elementos de psicanálise) para a compreensão dos movimentos sociais. O minicurso contará com uma introdução sintética à psicanálise acompanhada de uma reflexão sobre sociologia e psicanálise e das tentativas de se realizar uma sociologia psicanalítica. Após isto, será efetivado uma discussão sobre alguns elementos de psicologia e psicanálise que buscaram tratar de fenômenos coletivos e movimentos sociais, mais especificamente. Por fim, alguns elementos da psicanálise e sociologia psicanalítica serão trabalhados a partir de sua contribuição para a análise e compreensão dos movimentos sociais.

2 comentários:

  1. Professor, como faz a inscrição? não achei na página do seu link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ercilia, para se inscrever deve ir ao link e realizar a inscrição no evento (gratuita) e depois escolher o minicurso e se inscrever nele. O link às vezes dá problema, e aí é melhor tentar outro navegador, como o Mozilla. Esse é o link: https://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=14421 abraços!

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: