Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

domingo, 16 de junho de 2019

GT MOVIMENTOS SOCIAIS E PODER POLÍTICO


MOVIMENTOS SOCIAIS E PODER POLÍTICO

Incrições abertas para apresentação de comunicação em GTs do V Simpósio da FCS. Abaixo ementa do GT "Movimentos Sociais e Poder Político":


GRUPO DE TRABALHO
Movimentos Sociais e Poder Político

O tema dos movimentos sociais emerge com força nas ciências humanas a partir da década de 1960. A pesquisa sociológica, mais especificamente, vem oferecendo uma quantidade de pesquisas cada vez maior para esse fenômeno social, tanto no que se refere a questões concretas quanto análises teóricas. O Grupo de Trabalho “Movimentos Sociais e Poder Político” visa discutir múltiplos aspectos da relação entre estes dois fenômenos. Por um lado, temos os movimentos sociais, com toda a sua complexidade, que é teórica e conceitual, bem com concreta, pois existem variados movimentos sociais (negro, feminino, estudantil, ecológico, etc.) e, além disso, envolve inúmeras questões e ramificações (ideologias e representações, organizações e ações, tendências e diferenças internas, etc.). Por outro lado, o poder político é um aspecto fundamental e determinante na sociedade moderna, englobando o aparato estatal e suas políticas estatais, a questão governamental, o problema da burocracia, os regimes políticos (democracia/ditadura), os processos políticos, bem como sua complexa relação com a sociedade civil. Nesse sentido, são dois fenômenos inseparáveis no interior da sociedade capitalista, pois os movimentos sociais são um dos principais elementos da sociedade civil e que mantém uma complexa relação com o Estado, os governos, a democracia, a ditadura, as ideologias e doutrinas políticas relacionadas com o poder político, etc. Sendo assim, o GT aceitará contribuições sobre a questão dos movimentos sociais (os mais variados e com temáticas específicas e derivadas, incluindo suas ramificações), tanto pesquisas concretas quanto teóricas, e sua relação com o Estado, políticas estatais em geral e políticas públicas (sociais) mais especificamente, regimes políticos (democracia, ditadura), conflitos e disputas, entre diversos outros temas que envolvem essa complexa relação entre movimentos sociais e poder político.


Coordenação:
Nildo Viana – FCS/UFG
José Santana da Silva – UEG
Lucas Maia – IFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: