Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Educação, Violência e contradições




A educação pode ser interpretada como o processo no qual os seres humanos realizam livremente sua autoformação e assim se tornam livres e senhores do seu destino. Essa seria uma concepção idealizada de educação, que suporia que ela não tivesse contradições e realizasse todas as suas promessas discursivas. Não é isso que ocorre nas sociedades divididas em classes sociais, que acaba pervertendo o significado da educação. Na sociedade capitalista, a educação escolar acaba tendo uma função que é antagônica ao processo de autoformação e autorrealização humana. Ela se torna alienada, caracterizada pelo exercício da violência, pela disputa interna (luta de classes, disputa partidária), palco de análises e concepções ao seu respeito, etc. A educação escolar visa formar indivíduos adaptados para a reprodução da sociedade capitalista e por isso se dedica à formação da força de trabalho e legitimação dessa sociedade. A presente coletânea trata dessas questões e realiza uma análise crítica de diversos aspectos da educação escolar visando contribuir com sua compreensão mais profunda e distante das concepções apologéticas e naturalizantes das instituições escolares.

Sumário

Prefácio: Educação, Violência e Contradições. 5
Diego dos Anjos
Maria Angélica Peixoto
Nildo Viana

O Conceito de Educação nos Clássicos da Sociologia. 9
Felipe Mateus de Almeida

Bourdieu e Passeron: Educação e Reprodução. 22
Maria Angélica Peixoto

O Estudo Alienado. 30
Diego dos Anjos
Rubens Vinicius da Silva

A Escola Sem Partido como Disputa Partidária. 43
Nildo Viana

Burocracia e Violência Escolar na Formação da Juventude. 60
Felipe Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: