quinta-feira, 28 de abril de 2016

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, em desenho animado




"A Revolução dos Bichos" é um filme sob a forma de desenho animado, de 1954, que é baseado na obra literária homônima de George Orwell, publicada em 1945.

Trata-se de uma metáfora da Revolução Russa e crítica ao processo de burocratização realizado pelo bolchevismo e que gerou o capitalismo de estado na Rússia.

As classes sociais são representadas por animais e os porcos representam os burocratas, que vão se tornando cada vez mais parecidos com os seres humanos, que representam a classe capitalista.

Trata-se da substituição de burgueses (classe capitalista) por burocratas (classe burocrática), que passam a compor uma burguesia de Estado que explora o proletariado através da extração de mais-valor, tal como faziam os capitalistas.

Para compreender melhor o processo histórico da Revolução Russa, existe uma bibliografia útil: "Os Bolcheviques e o Controle Operário", de Maurice Brinton; "A Revolução Russa", Maurício Tragtenberg; os textos de Makhaisky, "A Oposição Operária", de Alexandra Kollontai; "A Revolta de Kronstadt", de Henri Arvon, entre outros. Sob forma sintética, é possível consultar esses artigos:

VIANA, Nildo. Rússia 1917: uma sociedade em transformação. Revista Sociologia, Ciência e Vida. Link: http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/14/artigo69704-3.asp

SANTOS, Leonel Luiz. Revolução Russa e Contrarrevolução Bolchevique. Revista Marxismo e Autogestão. Link: http://redelp.net/revistas/index.php/rma/article/view/9dsantos3/307

Assista o filme:


a

Nenhum comentário:

Postar um comentário