Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

sábado, 4 de abril de 2009

Seminário Internacional A TEORIA POLÍTICA DE ROSA LUXEMBURGO


Chamada de trabalhos


SEMINÁRIO INTERNACIONAL “A TEORIA POLÍTICA DE ROSA LUXEMBURGO”

Natal, 17 a 20 de junho de 2009


Com este seminário busca-se resgatar a importante contribuição de Rosa Luxemburgo no campo da teoria política há 90 anos de seu assassinato. Propõe-se abrir um espaço para a discussão dos principais conceitos desenvolvidos pela revolucionária polonesa, que possibilite uma maior difusão de sua obra entre alunos da graduação, alunos da pós-graduação, professores, pesquisadores, militantes sociais e público em geral. Objetivo Geral: Gerar um âmbito de debate e reflexão sobre as contribuições de Rosa Luxemburgo no âmbito da teoria política. Objetivos Específicos: · Difundir a obra da revolucionária polonesa e despertar o interesse pelas suas importantes análises sobre os fenômenos políticos. · Contar com a presença de figuras de renome internacional que permitam estabelecer um diálogo de alto nível sobre as contribuições teóricas de Rosa Luxemburgo. · Examinar as relações entre a democracia, a participação, a autodeterminação popular, a revolução e o socialismo, manifestas na obra desta destacada pensadora marxista. Justificativa: Em virtude das transformações sócio-políticas que vêm acontecendo na América Latina nestes últimos anos e do protagonismo que vêm conquistando as massas populares em vários países do continente, considera-se que as agudas observações de Rosa Luxemburgo devem constituir peças-chave na impostergável revisão dos eixos em torno dos quais se articula a teoria política contemporânea. Desprende-se, disto, a crescente necessidade de questionar as definições que a Ciência Política majoritariamente oferece quando, por exemplo, a democracia é alvo da análise, para desenvolver, no seu lugar, outras categorias e outros conceitos. Categorias e conceitos que dêem conta da complexidade do fenômeno democrático nos países latino-americanos. Assim sendo, o resgate da obra desta pensadora, de cujo assassinato se completaram 90 anos, torna-se fundamental. Ao longo de seus escritos – e da sua própria militância dentro do socialismo revolucionário internacional – ela oferece preciosas contribuições para toda e qualquer tentativa de reformulação do arcabouço teórico e do arsenal analítico usualmente utilizado na Ciência Política ao abordar os fenômenos políticos.


Atividades previstas:

· Conferências com a participação de convidados internacionais.

· Mesas-Redondas.

· Sessões de apresentação de trabalhos.

· Oficina “Rosa Luxemburgo e a questão democrática” destinada a estudantes universitários e militantes.


Participarão no Seminário como convidados:

· Michael Löwy (École de Haute Etudes em Sciences Sociales)

· Isabel Loureiro (Fundação Rosa Luxemburgo)

· Atílio Boron (Universidad de Buenos Aires)

· Eleni Varikas (Université Paris VIII)


Cronograma:


30/04/2009 – Data limite para o envio de resumos (1.300 caracteres incluindo espaços)


07/06/2009 – Data limite para o envio dos trabalhos (50.000 caracteres incluindo espaços)17 a


20/06/2009 – Realização do Seminário


A organização do evento procurará financiar a hospedagem dos alunos, professores e/ou pesquisadores que participem como apresentadores de trabalho no Seminário.


Maiores informações e envio dos resumos e trabalhos: Prof. Gabriel E. Vitullo – gvitullo@hotmail.com


Organização:


Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: