sexta-feira, 22 de julho de 2011

MARXISMO, MÍDIA E RELIGIÃO


GT:13 - MARXISMO, MÍDIA  E RELIGIÃO

Proponentes: 
Dr. Nildo Viana (UFG)
Esp. Leonardo Venicius Parreira Proto (UEG/Mestrando UFG- Bolsista CAPES) 
Este GT pretende desenvolver reflexões e debates sobre marxismo, mídia e religião e suas relações recíprocas. O objetivo central é desenvolver reflexões sobre religião e sua relação com a mídia a partir da perspectiva do materialismo histórico e do método dialético, observando o papel do capital comunicacional na produção e reprodução da religiosidade e seus usos pelas instituições religiosas, bem como seus efeitos no discurso religioso. Pretende também analisar o processo de comunicação entre marxismo e religião, ou seja, compreender a interrelação histórica estabelecida entre estas concepções através da mediação das mais variadas formas de comunicação, especialmente os meios oligopolistas de comunicação (capital comunicacional). Assim, através da análise do processo comunicacional e usando os recursos do materialismo histórico e método dialético, busca-se compreender a religião no mundo contemporâneo e sua interconexão com o marxismo e a mídia, numa época de domínio do capital comunicacional sobre a produção cultural, cada vez mais mercantilizada e dominada pelos grandes oligopólios.


Congresso Internacional em Ciências da Religião:
“A Religião na mídia, a mídia na religião” será o tema do V Congresso Internacional em Ciências da Religião que acontecerá na PUC de Goiás, em Goiânia, nos dias 28 a 30/09/2011.


A relação entre mídia e religião não é uma característica particular de nosso tempo, mas foi bastante aprofundada nas últimas décadas. A sociedade contemporânea passa por um intenso processo de midiatização, o que vem interferido e modificando o campo religioso. Este, por sua vez, se apropria dos recursos midiáticos, resignificando-os e instrumentalizado-os conforme interesses particulares. A interface reconfigura, portanto, mitos, símbolos e ritos tradicionais, atingindo o próprio conteúdo das crenças. O congresso será um momento de reflexão sobre a sacralidade midiática, sobre tais transformações, e pretende averiguar as complexas relações que têm sido estabelecidas.


Conferências: Mídia e religião - uma história de amor antiga; A mídia e suas linguagens religiosas; Religião, mídia e poder simbólico; Religião, cultura popular e mídia. Haverá ainda mesas-redondas tratando das Igrejas e mídia no Brasil; Religião e cinema; Religião e realidade virtual


A organização do evento convida os interessados e interessadas em contribuir enviando sugestões de Grupos Temáticos, de Comunicações Coordenadas e que venham participar do evento.


Os prazos para envio das propostas são:
- Inscrição de Comunicações – de 16 de maio a 06 de agosto de 2011.
- Divulgação das comunicações aceitas – 15 de agosto de 2011.




Presidente da Comissão da Organizadora do V CICR
E-mail: cicr@pugoias.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário