Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

domingo, 23 de agosto de 2020

Curso sobre Campos das ciências sociais promovido pela Editora Vozes





DESCRIÇÃO DO EVENTO

Um curso sobre temas da sociedade brasileira discutidos no livro “Campos das Ciências Sociais – figuras do mosaico das pesquisas no Brasil e em Portugal". Os encontros abordarão questões epistemológicas e de teoria social, questões metodológicas da pesquisa social e a escrita acadêmica; apresentará interpretações produzidas pelas ciências sociais no Brasil sobre aspectos da sociedade brasileira como a cultura, o urbano, a violência e conflitualidade, relações internacionais, a política e os movimentos sociais. O público vai aprender que as Ciências Sociais se constituíram e se desenvolveram através da pesquisa empírica rigorosa. Elas foram capazes de promover a reflexividade nas sociedades modernas, de prover diagnósticos acurados de problemas sociais e de propor soluções criativas para tais problemas, embora, certamente, muitas questões que elas próprias formularam permaneçam sem resposta. As Ciências Sociais, em sentido estrito, se constituíram efetivamente com a emergência das sociedades modernas europeias urbanizadas, do capitalismo e da democracia modernos, como as expressões mais racionais da autoconsciência dessas sociedades, manifestada através das obras dos autores hoje reconhecidos como “clássicos”. No Brasil, as Ciências Sociais também eclodiram com a modernização de nossa sociedade, a partir da década de 1930 e, desde então, têm contribuído decisivamente para nosso autoconhecimento, para o reconhecimento de nossas limitações e potencialidades enquanto sociedade, bem como para nossa interlocução inteligente com a comunidade internacional. 

1º Encontro
02 de setembro, às 14h
Tema: Epistemologia, teoria social e metateoria. 
Professores:
Renan Springer de Freitas - UFMG. Autor do artigo: "Novidades na Sociologia do conhecimento?"
Gabriel Peters - UFPE. Autor do artigo: "Sociologias da ação: um balanço"

2º Encontro
09 de setembro, às 14h
Tema: Campos recorrentes das Ciências Sociais. 
Professoras:
Maria Arminda do Nascimento Arruda - USP. Autora do artigo: "Sociologia da cultura no Brasil: elementos para um balanço crítico"
Sandra de Sá Carneiro- UERJ. Autora do artigo: "Experiências Antropológicas na cidade: desafios contemporâneos para os estudos do urbano"

3º Encontro
16 de setembro, às 14h
Tema: Campos emergentes nas Ciências Sociais. 
Professoras:
Melissa de Mattos Pimenta - UFRGS. Autora do artigo: "Sociologia da violência e da conflitualidade: temas, pressupostos e situação atual do campo"
Tatiana Vargas Maia - Unilasalle. Autora do artigo: "Nova luz sobre as relações internacionais: situando o social no internacional"

4º Encontro
23 de setembro, às 14h
Tema: Política e Ciências Sociais 
Professores:
João Trajano Sento-Sé - UERJ. Autor do artigo: "A Ciência Política no Brasil está em apuros?"
Nildo Viana - UFG. Autor do artigo: "Sociologia dos movimentos sociais: um balanço do campo"

5º Encontro
30 de setembro, às 14h
Tema: Questões metodológicas e escrita acadêmica
Professor@s:
Marcelo de Souza Bispo - UFPB. Autor do artigo: “Para além do método na pesquisa qualitativa em Ciências Sociais”
Maria Otilia Guimarães Ninin - Unip-SP e PUC-SP. Autora do artigo: "Letramento acadêmico: tensões no processo de escrita no ensino superior"

GRATUITO

Inscrições limitadas

Organização: Professora Rita de Cássia Fazzi - Organizadora da obra-título do curso e Editora Vozes

*Os inscritos receberão certificado de participação



 https://www.sympla.com.br/campos-das-ciencias-sociais-figuras-do-mosaico-das-pesquisas-no-brasil__948702?fbclid=IwAR0cTQjQHq4G9ZGVJQMEEo6G-gar5zgNSXY1ZjowQKanpoI_TiluDzkXJ3c



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: