Páginas Especiais

terça-feira, 18 de julho de 2017

Linguagem, competição e dominação em "As Meninas Superpoderosas"


"LOCO LINGUAGEM", AS MENINAS SUPERPODEROSAS

Linguagem, competição e dominação em "As Meninas Superpoderosas":

O desenho animado “Loco Linguagem”, das Meninas Superpoderosas, mostra o vínculo entre linguagem e dominação. O uso da linguagem para a efetivação da dominação assume várias formas e o desenho mostra uma delas: o discurso retórico, especialmente um de seus estratagemas, que é a “complexidade” vazia. 

A linguagem complexa quando utilizada para realizar a explicação das relações sociais ou fenômenos naturais é uma necessidade imposta pela própria realidade. Quando ela é apropriada pelo discurso retórico, acaba apenas se tornando um hermetismo ou prolixidade desnecessária, cujo objetivo é gerar a aparência de complexidade e inteligência, onde, no fundo, não há nenhum saber real e concreto.

O discurso retórico é utilizado para ganhar debates, ganhar reconhecimento, ter aparência de “inteligência”, de acordo com a lógica da competição social e servindo para a reprodução da dominação. O discurso prolixo se distingue do discurso prolífico, pois este último é carregado de significado real, enquanto que o outro é formalismo vazio.

Em “Loco Linguagem”, As Meninas Superpoderosas enfrentam um vilão que usa a prolixidade para efetivar a dominação, tal como os detentores do poder e intelectuais que servem ao propósito de reproduzir a sociedade existente. O uso da prolixidade e formalismo vazio gera a impressão de sabedoria e gera vantagens competitivas para o seu utilizador. 

Este desenho traz, portanto, uma contribuição para a compreensão da força da linguagem nas relações sociais e como ela é usada para a reprodução da competição social e da dominação.

Consultem também o livro O Doutor e outros contos incorretos (https://informecritica.blogspot.com.b...), no qual o uso do discurso retórico é apresentado no mundo acadêmico.

Veja mais desenhos animados vinculados com a crítica social na nossa playlist: “Desenhos Animados e Crítica Social” (https://www.youtube.com/playlist?list...) e, no caso de filmes, a playlist “Filmes e Crítica Social” (https://www.youtube.com/playlist?list...).

Abaixo o vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário