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terça-feira, 8 de maio de 2012
sexta-feira, 4 de maio de 2012
REBELDES POR UM DIA (A CRISE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL)
REBELDES
POR UM DIA
(A
CRISE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL)
Nildo Viana
Os estudantes estão nas
ruas. Vivemos em uma época em que grandes manifestações estudantis
pró-impeachment do governo Collor “abalam o Brasil”. Mas não podemos deixar de observar algo de
estranho nisso tudo: de um lado, estão sendo realizadas diversas manifestações
estudantis em todo o Brasil e, de outro, tanto DCEs (Diretórios Centrais dos
Estudantes) quanto CAs (Centros Acadêmicos) vivem em um marasmo total e a
universidade continua atravessando um período de crise e isto não obtém nenhuma
resposta do movimento estudantil.
Geralmente se costuma
analisar os fenômenos sociais pela sua aparência e não pela sua essência. O
fato dos estudantes estarem nas ruas é tomado automaticamente como um
“renascimento do movimento estudantil”. O presidente da UNE (União Nacional dos
Estudantes) é um dos propagandistas desta tese. Ninguém pergunta o pra quê e o
como os estudantes estão nas ruas. O que interessa é “estar” e o “estar” se
torna equivalente ao que “é”, ao “ser”. Entretanto, logo que acabam as
manifestações de rua, os estudantes voltam para suas casas como filhos
obedientes, para suas escolas como alunos disciplinados, para suas empresas
como trabalhadores exemplares. A rebeldia dura enquanto durar a manifestação.
Os estudantes são “rebeldes por um dia”.
O motivo dos estudantes
invadirem as ruas parece bastante claro: querem o impeachment do governo
Collor. O que isto reflete na universidade? Por acaso o substituto de Collor
irá mudar sua política educacional? A simples substituição de corrupto acabará
com a corrupção? A conclusão a que podemos chegar é a seguinte: as
manifestações estudantis estão sendo realizadas por motivos não-estudantis.
O que dá razão ao
movimento estudantil existir são as lutas especificamente estudantis. Daí conclui-se
que não existe nenhum renascimento do movimento estudantil. Tomemos como
exemplo o caso da UFG. Após o Congresso da UNE não foi realizado nenhum CEB
(Conselho de Entidades de Base) para discutir questões estudantis, não foi
encaminhado absolutamente nada do que foi decidido na Assembleia Geral dos
Estudantes, não se fala mais nada do projeto neoliberal para a universidade,
etc. A situação das universidades continua a mesma: péssimo nível de ensino,
burocratismo, falta de verbas, etc. O DCE simplesmente não existe e não
encaminha nenhuma luta especificamente estudantil. Realizou dois CEBs para
discutir as manifestações “Fora Collor” e nada mais. O estatuto do DCE que
deveria ter sido discutido e aprovado pela gestão anterior (fim do ano passado)
já atravessou uma nova gestão quase completa e não foi colocado em discussão.
Diante desse quadro nós
vemos um DCE que se preocupa apenas em reproduzir no movimento estudantil as
palavras de ordem do seu partido político: “Fora Collor”. Stálin já escrevia no
seu livro Fundamentos do Leninismo
que os movimentos sociais deviam ser “correias de transmissão” do partido
leninista de vanguarda. O DCE-UFG (leia-se PCdoB – Partido Comunista do Brasil)
coloca essa teoria em prática e se esquece das lutas estudantis (podemos
acrescentar: a necessidade de melhoria do restaurante universitário, a questão
da moradia estudantil, a questão pedagógica, etc.). A falta de perspectiva dos
movimentos sociais e do movimento estudantil leva à busca artificial de
mobilização popular e que tem como grande equívoco não levar a lugar algum.
Assim, os estudantes são chamados a serem rebeldes
por um dia. Um dia sem aula, de passeata, de brincadeira, de “pular a
catraca”, enfim, um dia de rebeldia para descarregar a frustração da vida
criada pela sociedade capitalista, mas que não produz nada de novo e que não
questiona nada de fundamental tanto na vida pessoal quanto na sociedade.
Enquanto
os estudantes forem rebeldes por um dia
e conservadores permanentes, nós teremos a ilusão esporádica de liberdade e a
realidade permanente da opressão.
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Artigo
publicado originalmente em Khronos – Jornal publicado pelos Centros Acadêmicos
do ICHL – Instituto de Ciências Humanas e Letras II (Ciências Sociais, História
e Filosofia)/UFG. Ano 01, num. 01, Setembro de 1992.
terça-feira, 1 de maio de 2012
AS RAÍZES SOCIAIS DA CORRUPÇÃO E O "FORA MARCONI"
Nildo Viana
Assistindo vídeo no Youtube, é possível ouvir a palavra de ordem “Marconi, a culpa é sua” durante a primeira manifestação “Fora Marconi”. É preciso discutir melhor isso. Pois os indivíduos são responsáveis pelos seus atos, mas tais atos, indivíduos e motivações dos mesmos, são constituídos socialmente. Da mesma forma, as manifestações contra Marconi Perillo são legítimas e contribuem para colocar em questão determinados valores, práticas, etc., mas tem um limite fundamental: a palavra de ordem "fora Marconi" e a posição de grande parte dos que são favoráveis ao impeachment do governador do Estado de Goiás ou punição dos corruptos aponta para uma percepção limitada do problema. Essa percepção limitada de alguns se revela a condenar apenas um (ou vários) indivíduos ao invés de entender as raízes sociais da corrupção e, além disso, não percebe as bases políticas institucionais e seu caráter fundamentalmente corrupto. Logo, a ação se torna limitada e por isso é necessário ampliar a reflexão para, consequentemente, ampliar a ação e combater não apenas um ou vários corruptos, mas a corrupção e as fontes sociais da corrupção. É isto que vamos discutir no presente texto.
Marconi Perillo não
criou a corrupção. A corrupção é uma relação social, típica da sociedade
capitalista, embora tivesse formas e manifestações em sociedades anteriores. A
corrupção política, mais especificamente, é considerada suborno, intimidação,
extorsão, abuso de poder. O governo Marconi Perillo, sem dúvida, realizou abuso
de poder e certamente realizou outros elementos apresentados acima como sendo
corrupção, acrescentando a financeira. Logo, é possível dizer que Marconi
Perillo e seu governo estão envolvidos em atos de corrupção. O que não é
possível dizer é que ele é o culpado, pois isso vai muito além deste indivíduo,
por mais que ele tenha poder. Ele não estava sozinho, milhares de outras pessoas estão envolvidas e fizeram o mesmo. Ninguém governa ou faz corrupção no governo sozinho. O pequeno bebê chamado Marconi, quando nasceu,
não era corrupto. Era tão-somente uma criança inocente e assim permaneceu por
algum tempo, até ir sendo socializado, tendo sua mente e valores formados por
esta sociedade, sendo envolvido em relações sociais e tendo um conjunto de
pessoas ao seu lado e com as mesmas tendências. Ele se tornou corrupto. E por
qual motivo se tornou corrupto? Por que a mentalidade dominante em nossa
sociedade é a burguesa, a que supervalora o dinheiro, o poder, o status, etc. Ele foi formado, como
tantos outros indivíduos, nessa
sociedade e para essa sociedade. As suas ações e concepções não são criações
fantásticas criadas por um indivíduo criativo, autônomo, livre. Se o bebê
Marconi tivesse nascido na tribo Ianomami, não teria se tornado corrupto.
Porém, como emerge uma
determinada mentalidade e como, em determinada sociedade ela se torna
dominante? Eis outra questão para não ficarmos no meio do caminho. A
mentalidade é produzida socialmente. Ele expressa relações sociais existentes
de uma determinada época e lugar. É uma sociedade na qual tudo se transforma em
mercadoria (alimentos, habitação, vestimenta, etc.), inclusive o próprio corpo
humano. É uma sociedade na qual o dinheiro se torna fundamental para a
sobrevivência e passa a ser supervalorado e a competição se torna algo
estrutural (todos estão competindo contra todos, pelo dinheiro, poder, status, mas também para passar no
vestibular, conseguir emprego ou melhor remuneração ou cargo, para conseguir
mercado consumidor, para conseguir relações amorosas, etc. É uma sociedade marcada
pela burocratização crescente, onde grandes organizações hierarquizadas com
seus dirigentes buscam controlar o conjunto das pessoas e garantir seus
objetivos, geralmente lucro ou reprodução do poder. Essas são relações sociais
capitalistas marcadas pela competição, mercantilização e burocratização que
geram uma mentalidade que é hegemonicamente burocrática, mercantil e
competitiva. Isto está presente no processo socialização na família, na escola,
nos meios de comunicação. Os desenhos animados, os filmes, os esportes, a arte
e a vida cotidiana como um todo manifesta isso. Os indivíduos introjetam tais relações
sociais em sua mente. Isso cria representações que naturalizam e eternizam isso
(como se fosse da “natureza humana”) essas relações, surgem ideologias
científicas e filosóficas que fazem o mesmo. A mentalidade dominante é
produzida por essas relações sociais e ao mesmo tempo as reforça. Essas
relações sociais não só geram essa mentalidade como pressiona e cria uma
aparência de verdade para ela.
A corrupção está
envolvida num conjunto de relações sociais. Uma sociedade burocrática,
mercantil, competitiva, na qual certos valores são secundarizados
(solidariedade, honestidade, etc.) e outros são supervalorados (riqueza, poder,
fama, etc.) para se conseguir vencer a competição. Marconi Perillo criou tudo
isso? Não, ele é mais um produto do que um produtor. Um reprodutor de
determinadas relações sociais. Logo, a culpa não é dele.
A corrupção tem raízes
sociais mais profundas e não é trocando um corrupto por outro (supostamente não
corrupto, até que se prove o contrário...) que se resolve a questão, nem
tampouco abstraindo isso e julgando que o problema é de um indivíduo, que é
culpa, por exemplo, de Marconi Perillo. Inclusive é muita ingenuidade pensar
que só houve corrupção no Governo Marconi (e nessa gestão...), que não há
corrupção no governo federal, municipal, etc. A corrupção é algo comum e
generalizado em todos os governos de nossa sociedade. O que muda é o grau e a
visibilidade da corrupção. Sendo assim, a culpa, definitivamente, não é do
Marconi.
Então, o que se deve
fazer, já que a corrupção é comum e generalizada? É comum e generalizada, mas não
é universal, natural e eterna. E se existem valores e concepções distintas, se
existe insatisfação da população, então é preciso agir contra isso. Porém, não
pode ser uma ação ingênua e que não resolve realmente a questão. Tanto faz
tirar Fernando Collor – que foi um corrupto incompetente que deixou visível sua
corrupção, assim como Lula e que, ao contrário deste, não tinha bases de apoio
sólidas, fortes alianças partidárias, meios de comunicação a favor, etc. e
colocar outro corrupto mais discreto, e o mesmo vale para o caso do Marconi
Perillo e qualquer outro governador de Goiás. Sem dúvida, dizer que Marconi não
é culpado da corrupção não significa dizer que ele não tem nada a ver com isso
e sim que ele é responsável pela
corrupção que ele fez, tal como em todos os outros casos. Nesse sentido, a
palavra de ordem está correta e a culpa é do Marconi. A questão é que se não
quisermos apenas ter mais um bode expiatório cujo sacrifício nada irá mudar
realmente, é preciso propor algo mais que simplesmente “fora Marconi” ou dizer
que a culpa é dele.
Para abolir a corrupção
e os corruptos, é necessária uma transformação social radical, uma alteração não
em quem está no governo, ou mesmo na forma de governo. A troca de indivíduos no
poder nada resolve, nem a troca de grupos inteiros. Da mesma forma, mudar a
forma de governo, seja mudança mais moderada ou mais radical (presidencialismo
ou parlamentarismo, ou monarquia, ou ditadura...) nada altera nesse quadro. A
mudança necessária passa pela alteração da relação entre sociedade civil e Estado
e na própria esfera da sociedade civil. O Estado não passa de uma “excrescência
parasitária” (Marx), um produto da sociedade civil que busca se autonomizar,
gera seus próprios interesses, cria uma burocracia estatal numerosa e com o
interesse de se autoperpetuar e ampliar quantitativamente. Ele não produz nada
e suga da sociedade civil as riquezas produzidas pela classe trabalhadora e
ainda serve aos interesses da classe dominante. Logo, esta excrescência
parasitária deve deixar de existir e em seu lugar a própria população se
autogovernar. Para isso acontecer, é necessário uma transformação radical no conjunto
das relações sociais, na própria sociedade civil, instaurando um novo modo de
produção, nova sociabilidade, nova mentalidade. Em poucas palavras, isso seria
uma revolução social que instauraria a autogestão social.
Porém, muitos diriam
nesse momento: isso é uma utopia. Sim, é uma “utopia concreta” (Ernst Bloch),
ou seja, realizável. Contudo, para chegar até lá muitas lutas terão que ser
travadas e nessas lutas algumas relações sociais começarão a se alterar, novas
ideias e valores se fortalecerão, e nesse conjunto o que hoje parece distante
se tornará mais próximo e na percepção das pessoas, mais exequível.
Enquanto não se chega a
esse momento, então devemos cruzar os braços e deixar tudo como está? A
resposta é negativa. Hoje devemos já lutar e buscar construir as bases dessa transformação
social radical e para tanto é preciso superar os limites mentais que pensam a
impossibilidade da autogestão social, entre diversas outras coisas. No entanto,
é preciso também compreender e criticar a realidade atual, inclusive a
corrupção e os corruptos. Mas além de criticar e compreender, é necessário
também agir. A ação expressa nas manifestações do “Fora Marconi” é importante,
pois coloca em evidência uma recusa da corrupção e dos valores associados a
ela, apresenta traços de luta que cria uma efervescência contestadora e que
pode se ampliar para ir além, e questionar as raízes da corrupção, e coloca a
necessidade de projetos alternativos, realiza uma pressão popular diante dos
governos e que mostra sua capacidade mobilizadora e contestadora, o que faz com
que os governos e corruptos em geral fiquem na defensiva.
Um projeto alternativo
de sociedade é necessário e propostas concretas sobre a questão da corrupção também
são necessárias. Daí ser necessário ir além do “Fora Marconi” e exigir mais e
propor não somente a saída de um governador e sua troca por outro, mas exigir
formas de controle da sociedade civil sobre o Estado e outras instituições,
novas formas de participação e pressão, uma cultura de manifestações, mas
também de auto-organização da população em locais de moradia, trabalho, lazer,
estudos. É fundamental fortalecer a sociedade civil através da auto-organização
para garantir não só o combate constante à corrupção, mas também para impedir o
abuso de poder, a repressão ilegítima dos movimentos sociais e da classe
trabalhadora. Isso nada tem a ver com o discurso neoliberal de responsabilizar
a sociedade civil pelas ações que seria do Estado ou de ONGs, outras fontes de
corrupção e que mantém “relações perigosas” com o Estado, e sim iniciativa autônoma
da população, auto-organização, organizações de base. E estas seriam “escolas”
para uma futura transformação muito mais radical, criando um mundo novo e sem corrupção
e todos os males produzidos pela sociedade capitalista.
Não é difícil imaginar,
hoje, milhões de inocentes “bebês Marconi” engatinhando e vivendo ingenuamente.
É possível prever que estes milhões de crianças serão formados e logo estarão
como o atual governador do Estado de Goiás, alguns por estarem no poder,
realizando a mesma prática. Assim, combater a corrupção e defender “fora
Marconi” é importante. Também defender o “fora Marconi” na mente das crianças
de hoje é fundamental e para isso é preciso combater os valores dominantes, a
mentalidade dominante, não fazer de conta que não existe corrupção em toda a
parte e instituições, como partidos, escolas, universidades, igrejas, empresas,
sindicatos. É parar de se omitir, de fazer de conta que ela não existe, e
começar uma prática de enfrentamento e luta contra a corrupção não apenas onde
é relativamente cômodo fazer (o governo), mas também na sua base, e se indignar
contra as injustiças cotidianas. As manifestações “fora Marconi” indo além de
protestos nas ruas, mas também realizando um processo de reflexão crítica e
buscando criar formas de constante auto-organização, de fiscalização, de
politização e desenvolvimento da consciência, inclusive daqueles com pouco
acesso às informações e certas produções culturais, são parte de um processo
mais amplo de constituição do novo e de superação do velho. O bebê Marconi de
ontem e adulto de hoje é expressão do velho. As crianças de hoje devem ser expressão
do novo e para isso ocorrer é preciso realizar estas e outras ações, pois sem
isso apenas mudarão os nomes: “fora Collor”, “fora Sarney”, “fora Marconi” e os
pobres bebês de hoje que puderem, serão os Collors e Marconis de amanhã (às
custas de milhões de outros pobres bebês que não terão essa “chance”) e nenhuma
transformação substancial ocorrerá.
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