Páginas Especiais

sábado, 6 de maio de 2023

Tendências do Regime de Acumulação Integral na Hodiernidade


 

http://redelp.net/index.php/rma/article/view/1345

Tendências do Regime de Acumulação Integral na Hodiernidade

Autores

  • Nildo VianaUFG - Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave: 

Regime de Acumulação Integral, Crise, Desestabilização, Declínio da Taxa de Lucro, Capitalismo, Revolução

Resumo

Resumo:

O tema do presente trabalho é o regime de acumulação integral em seu processo de desestabilização e tendência à crise na hodiernidade. O regime de acumulação integral emerge nos anos 1980 e se consolida nos anos 1990, tendo o seu primeiro momento de desestabilização em 2008. A partir desse momento, uma nova face deste regime de acumulação se revela, tal como no caso das “políticas de austeridade”. O objetivo do artigo é analisar o regime de acumulação integral para explicar o seu ciclo de dissolução. Isso pressupõe abordar a dinâmica do modo de produção capitalista e as especificidades assumidas pela acumulação capitalista no atual regime de acumulação. A explicação do processo de desestabilização e possibilidade de crise do regime de acumulação integral é encontrada na tendência declinante da taxa de lucro e lutas operárias, entre outros processos. O processo analítico conclui com a tese de que a tendência preponderante é a da eclosão de uma crise do regime de acumulação integral.

Palavras-chave: Regime de acumulação integral, Crise, Desestabilização, Tendência declinante da taxa de lucro.

 

Abstract:

The theme of this work is the regime of integral accumulation in its process of destabilization and tendency to crisis in the hodiernity. The full accumulation regime emerged in the 1980s and consolidated in the 1990s, having its first moment of destabilization in 2008. From that moment on, a new face of this accumulation regime emerged. reveals, as in the case of “austerity policies”. The aim of the article is to analyze the integral accumulation regime to explain its dissolution cycle. This presupposes addressing the dynamics of the capitalist mode of production and the specificities assumed by capitalist accumulation in the current accumulation regime. The explanation for the process of destabilization and the possibility of a crisis in the regime of integral accumulation is found in the downward trend in the rate of profit and workers' struggles, among other processes. The analytical process concludes with the thesis that the predominant trend is the outbreak of a crisis of the integral accumulation regime.

Keywords: Integral accumulation regime, Crisis, Destabilization, Declining tendency of the rate of profit.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Revista Marxismo e Autogestão 13

No dia do aniversário de Marx, a Revista Marxismo e Autogestão lança os primeiros artigos do número 23 contendo um artigo “Em Defesa de Marx”, no qual o autor refuta as pseudocríticas e ataques pessoais contra o fundador do marxismo; “A violência é apenas um sintoma”, editorial que aponta para os ataques nas escolas brasileiras e revolta juvenil nos Estados Unidos como um sintoma da crise que se aproxima; “Tendências do Regime de Acumulação Integral na Hodiernidade”, artigo de Nildo Viana que apresenta o declínio da taxa de lucro e como isso aponta para uma futura crise do atual regime de acumulação; “O Esporte e o espírito do capitalismo”, resenha de obra que apresenta uma crítica radical da instituição esportiva. Em breve mais artigos! Leia, compartilhe, divulgue! Contribua com a luta cultural por uma nova sociedade!

 http://redelp.net/index.php/rma/issue/view/145

v. 10 n. 13 (2023): Revista Marxismo e Autogestão 10