Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Lançamento de livros no 19o Congresso da SBS


19º Congresso Brasileiro de Sociologia


Abaixo os livros de minha autoria ou colaboração que serão lançados no 19o Congresso Brasileiro de Sociologia (mais informações: https://www.sbs2019.sbsociologia.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=433).


 
O Modo de Pensar Burguês. Episteme Burguesa e Episteme Marxista
Autoria:Nildo Viana
Editora: CRV
Ano: 2018
O Modo de Pensar Burguês apresenta uma nova percepção sobre a questão das epistemes, ou seja, dos diversos modos de pensar a realidade, desenvolvidas pelos seres humanos, especialmente na sociedade capitalista. Nildo Viana busca demonstrar que o modo de pensar dos indivíduos é uma das determinações de suas ações e como as epistemes são constituídas social e historicamente, expressando interesses, valores, sentimentos, que se cristalizam e se tornam obstáculos (ou não, dependendo da episteme) para se chegar à verdade. Ao terminar de ler esta obra, os leitores serão constrangidos a pensar e refletir sobre as suas ideias e como a constituíram e que elas fazem parte de uma ampla e complexa luta cultural envolvida em disputas hegemônicas. Trata-se de obra pioneira que abre novas perspectivas para compreender a história das ideias e abre novas perspectivas para a sociologia do conhecimento, a filosofia, epistemologia, história da ciência, entre outras disciplinas.




A Mercantilização das Relações Sociais
Autoria:Nildo Viana
Editora: Appris
Ano: 2018
A mercantilização é um fenômeno real que atinge a todos na sociedade moderna. Apesar de ser "invisível" para algumas pessoas, ela é uma imposição social aos indivíduos. Estes, querendo ou não, precisam adquirir mercadorias e consumar mercancias para sobreviver na atual sociedade, bem como utilizar o cálculo mercantil e o dinheiro. O alimento, a habitação, os móveis e as roupas são mercadorias, e por isso trazem a necessidade do dinheiro. E cada vez mais, a cultura, a tecnologia e até mesmo os seres humanos (tráfico de órgãos e pessoas, venda de órgãos, a prostituição etc.) são mercantilizados. O livro “A Mercantilização das Relações Sociais” mostra as fontes, características, efeitos, desse processo. Indo além da aparência do fenômeno, tal como se observa nas concepções fetichistas do mercado, coloca suas raízes sociais e históricas e mostra os seus elementos fundamentais e como isso atinge a cultura na sociedade capitalista. 

A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx
Autoria:Nildo Viana
Editora: Chiado
Ano: 2018
Karl Marx afirmou que “a história das sociedades tem sido até hoje a história das lutas de classes”. Assim, sua teoria da história e teoria do capitalismo possuem como eixo fundamental a luta de classes. Nildo Viana realiza o processo de resgatar a teoria das classes sociais de Marx através de uma análise rigorosa de suas obras, que são trabalhadas exaustivamente. O resultado é uma síntese que proporciona uma concepção abrangente da teoria de Marx sobre as classes sociais e sua existência na sociedade capitalista, bem como sua tendência à dissolução. Contudo, Nildo Viana, profundo conhecedor do pensamento de Marx, não se limita a expor a teoria marxista das classes sociais. O autor refuta as deformações de tal concepção e, ainda, aborda as “senectudes” (elementos inatuais) e “inconsistências” (aspectos insuficientemente desenvolvidos) da teoria deste autor. Assim, é um resgate, mas também atualização e desenvolvimento da teoria das classes de Marx.



Crítica Marxista ao Leninismo
Autoria: Gabriel Teles e Rubens Vinícius
Editora: CRV
Ano: 2019
O leitor desavisado ou ingênuo poderá incorrer em uma dúvida quanto ao título desta coletânea: é possível uma crítica marxista ao leninismo? Tal indagação, sem dúvidas, é derivada de um desenvolvimento de deformação da compreensão correta e coerente do significado do marxismo para a luta de classes no interior da sociedade capitalista. A história é contada pelos vencedores, já dizia George Orwell. O leninismo, sobretudo a partir do golpe de estado na Rússia em outubro de 1917, tornou-se sinônimo de um autêntico continuador do marxismo original (Karl Marx e Friedrich Engels). Ledo engano. Apresente coletânea visa contribuir com a divulgação e a luta cultural do marxismo revolucionário antileninista entre os militantes e pesquisadores de língua portuguesa. Trata-se de uma obra polêmica mas que encontra eco nas fileiras mais combativas daqueles que buscam a emancipação humana via revolução proletária. 









Um comentário:

  1. I was reading some of your posts on this internet site and I believe this web site is really instructive! Keep on putting up.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: