Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

MESA REDONDA: Movimentos sociais, ideologias e ativismo na contemporaneidade

UNESP/ARARAQUARA
MESA REDONDA:

Movimentos sociais, ideologias e ativismo na contemporaneidade


Palestrantes:
Prof. Dr. Edson Passetti (PUC/SP)
Prof. Dr. Nildo Viana (UFG)
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ribeiro do Valle (UNESP)
Coordenador Discente: Isaías Albertin de Morais 
Descrição: A presente mesa tem por objetivo explanar sobre os processos  vivenciados pelos movimentos sociais e suas atuações, sobretudo nas últimas duas décadas. Recentemente o Brasil e o mundo vêm observando um renascimento dos movimentos sociais e o retorno das grandes marchas e mobilizações. No entanto, esses se apresentam com novas formas participativas e com novas ideologias orientadoras ainda não muito delineadas. O ativismo social contemporâneo desde os retornos das grandes marchas - como a da Primavera Árabe,  dos  Indignados  espanhóis,  até  as  de  junho  de  2013  no  Brasil  –  apresenta     um descontentamento com os espaços institucionais e pode oferecer um panorama sobre como interpretar os movimentos sociais em tempos de reconfigurações sistêmicas.

Apresentação
Tendo como tema da semana “Democracia”, entendemos que ano de 2017 terá um importante desafio para o campo das Ciências Sociais. Apesar da trajetória recente da democracia e da construção de direitos sociais posterior à redemocratização e à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988 (conhecida como Constituição Cidadã), uma série de processos vem ocorrendo nos últimos anos, os quais colocam numa situação de vulnerabilidade as principais conquistas democráticas e de direitos sociais conquistadas nas últimas décadas no país. Diante deste cenário de conflitos e tensões, acreditamos que seja de fundamental importância que as Ciências Sociais reflitam sobre tais processos e possam estabelecer um diálogo não somente entre os membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e pesquisadores), mas principalmente entre estes e a sociedade de modo mais amplo.
Considerando este cenário, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) tem como objetivo, por meio da XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, contribuir com o aumento dos espaços de debate e estreitamento das relações entre alunos dos diversos programas de pós-graduações de Ciências Sociais (bem como suas três áreas-tronco e áreas afins), oferecendo amplo espaço para apresentação e discussão de suas pesquisas. A Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara realiza-se anualmente, já estando consolidada como parte do calendário acadêmico do curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Deste modo, a organização vem à público realizar chamada para a apresentação de trabalhos na XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, que ocorrerá entre os dias 25 a 29 de setembro de 2017 e está sendo organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Araraquara. 

http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/sociologia/eventos/semana-de-pos-graduacao-em-ciencias-sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: