Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tio Patinhas: A Saga de um Capitalista




TIO PATINHAS A SAGA DE UM CAPITALISTA

Nildo Viana

RESUMO


O presente artigo apresenta uma análise do Tio Patinhas, personagem Disney. O objetivo é analisar as características do personagem, sua formação histórica e enredo, visando explicar o caráter do personagem e seu vínculo com o processo de legitimação do capitalismo, sua forma de reprodução dos valores dominantes e ideologemas, bem como a forma como isso é realizado.
Texto completo: PDF

Revista Nona Arte, 

Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do Tio Patinhas, personagem Disney. O objetivo é analisar as características do personagem, sua formação histórica e enredo, visando explicar o caráter do personagem e seu vínculo com o processo de legitimação do capitalismo, sua forma de reprodução dos valores dominantes e ideologemas, bem como a forma como isso é realizado. 

Palavras-Chave: Capitalista, Dinheiro, histórias em quadrinhos. 

Abstract: This paper presents an analysis of Uncle Scrooge, Disney character. The goal is to analyze the character’s traits, its historical background and plot, aiming to explain the character of the character and his relationship with the capitalist process of legitimation, its reproduction of the dominant values and ideologemes, as well as how this is accomplished. 

Key-words: Capitalist, money, comics. 

Tio Patinhas é um dos mais famosos personagens Disney. Ao mesmo tempo, em certos círculos, é o mais rejeitado. Essa rejeição é derivada do fato de Tio Patinhas ser um capitalista e seu enredamento girar em torno disso. Inúmeros outros personagens são capitalistas e não geram tal rejeição, pois o seu enredamento não gira em torno de seu pertencimento de classe. Basta citar Batman (Bruce Wayne) e o Homem de Ferro (Tony Stark), para observar essa diferença, pois ambos são capitalistas mas o enredamento é distinto, não sendo extensão do seu pertencimento de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: