Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Cinema e Mensagem - Livro sobre ínterpretação e assimilação de filmes

Acaba de ser publicado o livro "Cinema e Mensagem - Análise e assimilação", pela editora Asterisco, de Porto Alegre.

Abaixo texto da contracapa:



Orelha



O que é um filme? Como analisar e interpretar um filme? Como utilizar o filme para meus propósitos sem me preocupar com seu sentido original? Tais perguntas são respondidas no presente livro. A partir de uma definição de filme que o considera uma forma específica de expressão figurativa da realidade, o autor discorre sobre como realizar uma interpretação correta e também como atribuir significados a uma produção fílmica. Defendendo a possibilidade de uma interpretação correta do filme, através da reconstituição do seu significado original, o autor expõe o método dialético e os mecanismos analíticos mais adequados para tal reconstituição. Apresenta, complementarmente, um exemplo de como realizar tal interpretação através da análise do filme O Monstro de Nova York. Ao mesmo tempo, realiza uma distinção entre interpretação correta e atribuição de significados, na qual a suposta interpretação não tem nada a ver com o filme interpretado. Contudo, desde que explicitado que é uma atribuição de significado e não uma análise que busca reconstituir a mensagem do filme, ela pode ser útil para objetivos pedagógicos, políticos, psicanalíticos, entre outros e para exemplificar esse processo trabalha com o filme São Francisco de Assis. Assim, essa obra abre novos caminhos para interpretação e uso dos filmes que é de interesse de sociólogos e cientistas sociais em geral, professores, bem como especialistas em comunicação e até mesmo para os amantes do cinema e produtores cinematográficos.

Para adquirir, visite o site da editora Asterisco ( http://www.editorazouk.com.br/editora-asterisco/nossos-autores/nildo-viana.html ) ou livrarias em sua cidade, ou, ainda, nas livrarias virutais
(Cultura, Saraiva, Loyola, etc.).

Veja mais sobre cinema:

http://cinemamanifestacaosocial.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Nildo,

    Excelente publicação sobre o cinema. Como posso encontrar suas demais obras sobre o assunto, por hora esgotadas na Editora.

    ResponderExcluir
  2. Sobre cinema, além deste eu tenho apenas o livro A Concepção Materialista da História do Cinema, disponível nas livrarias, e "Como assistir um filme", que está esgotado e será reeditado.

    ResponderExcluir
  3. Nildo parabéns pelas publicações.Eu gostaria de um livro que explicasse de uma forma mais clara e didática a linguagem cinematográfica (ângulos,planos,cores etc) se possível com exemplos de filmes famosos...qual dos seus livros se encaixa melhor nisso?Ou vc tem algum outro para recomendar?

    Obrigado

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Nildo parabéns pelas publicações.Eu gostaria de um livro que explicasse de uma forma mais clara e didática a linguagem cinematográfica (ângulos,planos,cores etc) se possível com exemplos de filmes famosos...qual dos seus livros se encaixa melhor nisso?Ou vc tem algum outro para recomendar?

    Obrigado

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, eu não trabalho com questões técnicas, minha análise é "sociológica". Existe uma ampla bibliografia sobre isso que vc se refere, que adquiri e li alguns para ter uma percepção complementar do assunto. Depois vou postar algumas indicações aqui.

      Excluir
  5. Nildo parabéns pelas publicações...eu gostaria de um livro sobre a linguagem do cinema mas com bastante ilustrações e exemplos...qual livro seu se encaixa melhor nisso?Ou vc recomenda algum outro?

    Obrigado
    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, esse livro tem bastante fotogramas (Cinema e Mensagem).

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: