Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marxismo e Psicossociologia

Trecho do livro (Prefácio):


A presente coletânea aborda o tema marxismo e psicossociologia, sendo esta última expressão pouco conhecida em nosso país, embora bastante utilizada em outros, especialmente na França. A relação entre marxismo e psicologia, e com a psicologia social já possui inúmeras publicações no Brasil, porém sobre marxismo e psicossociologia há muito pouca coisa. Isto se deve ao fato de poucos textos dos representantes da chamada psicossociologia (também chamada de análise institucional, sociologia da intervenção, etc.) foram traduzidos para o português. Claro que seu número irá aumentar se adicionarmos os seus mais influentes inspiradores: Sigmund Freud, Carl Rogers, Kurt Lewin, Moreno e em alguns casos até Hegel, Sartre e Marx. A psicossociologia é pouco conhecida principalmente no Brasil e isto aumenta a importância da publicação dos presentes textos.

A abordagem psicossociológica possui diversas orientações. Seu principal eixo se encontra em abordar temas como: a questão do cotidiano nas organizações, a burocracia e, em alguns casos, a autogestão (a autogestão pedagógica, por exemplo, é objeto de reflexões aprofundadas de Lapassade, Lobrot e Lourau). Marx exerce uma forte influência sobre alguns destes pensadores, juntamente com Freud. Porém, a relação entre marxismo e psicossociologia é mais complexa. Sem dúvida, os representantes da psicossociologia contestam o marxismo oficial (bolchevismo e socialdemocracia) e assim se aproximam do marxismo autêntico e libertário, retomando assim suas correntes mais radicais (comunismo de conselhos, luxemburguismo, esquerdismo em geral), embora não explicitamente, mas não devemos esquecer que esta é uma das tendências no interior da psicossociologia, que convive com outras tendências de posições mais conservadoras. 

sábado, 13 de agosto de 2011

Documentário de Cineasta Alemão sobre O Capital, de Karl Marx



“A decisão está tomada: irei filmar O Capital, segundo roteiro de K. Marx – esta é a única saída formal possível.”
Sergei Eisenstein (1927)

A Versátil, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS), o Goethe-Institut São Paulo e o SESC, apresenta o inédito Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, “O Capital”, monumental filme multimídia do grande cineasta alemão Alexander Kluge (A Patriota) baseado no projeto inacabado do diretor russo Sergei Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura literária de Ulisses, de James Joyce. A obra é apresentada em sua versão integral com mais de oito horas de duração em uma embalagem especial com 3 DVDs, que traz um encarte especial e ainda mais de uma hora e meia de extras, incluindo entrevista com Jean-Luc Godard.Realizado em 2008, no auge da crise financeira mundial, Notícias é uma obra-prima polimórfica que, a partir de uma montagem extremamente original, reflete sobre a atualidade do pensamento de Marx na sociedade capitalista contemporânea em que vivemos. Inclui participações especiais do filósofo Peter Sloterdijk, do escritor Hans Magnus Enzensberger, do poeta Durs Grünbein, do cineasta Tom Tykwer, entre outros intelectuais e artistas.

Extras: Amor Cego – Entrevista com Jean-Luc Godard (24 min.), Manifestos da imortalidade: Boris Groys sobre utopias biopolíticas na Rússia – antes e depois de 1917 (15 min.), Rosa Luxemburgo e o chanceler do Império (8 min.), “Eu acredito em solidariedade!: Lucy Redler sobre greve política e resistência social (15 min.), Rainha vapor, imperatriz eletricidade. De Rudolf Kersting e Agnes Ganseforth (6 min.), O que significa subjetivo-objetivo? Com Joseph Vogl (13 min.), O trabalhador total diante de Verdun. Com Helge Schneider (17 min.), Encarte especial com 64 páginas, ensaio de Alexander Kluge sobre o projeto e breve biografia do cineasta alemão por Rainer Stollman.

Título: Notícias da Antiguidade Ideológica – Marx, Eisenstein, “O Capital”
Título original: Nachrichten aus der ideologischen Antike – Marx, Eisenstein, “Das Kapital”
País de produção: Alemanha
Ano de produção: 2008
Gênero: Documentário
Direção: Alexander Kluge
Elenco: Hans Magnus Enzensberger, Tom Tykwer, Joseph Vogl, Werner Schroeter, Galina Antoschewskaja, Claudia Buckler, Oskana Bulgakowa, Jan Czajkowski, Dietmar Dath, Boris Groys, Durs Grünbein, Ute Hannig, Johannes Harneit, Oskar Negt, Lucy Redler, Sophie Rois, Helge Schneider, Peter Sloterdijk, Rainer Stollmann
Idioma: Alemão
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 492 min.
Região: 4
Cor: Colorido e Preto & Branco
Código de Barra: 789523313460

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: