Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marxismo e Psicossociologia

Trecho do livro (Prefácio):


A presente coletânea aborda o tema marxismo e psicossociologia, sendo esta última expressão pouco conhecida em nosso país, embora bastante utilizada em outros, especialmente na França. A relação entre marxismo e psicologia, e com a psicologia social já possui inúmeras publicações no Brasil, porém sobre marxismo e psicossociologia há muito pouca coisa. Isto se deve ao fato de poucos textos dos representantes da chamada psicossociologia (também chamada de análise institucional, sociologia da intervenção, etc.) foram traduzidos para o português. Claro que seu número irá aumentar se adicionarmos os seus mais influentes inspiradores: Sigmund Freud, Carl Rogers, Kurt Lewin, Moreno e em alguns casos até Hegel, Sartre e Marx. A psicossociologia é pouco conhecida principalmente no Brasil e isto aumenta a importância da publicação dos presentes textos.

A abordagem psicossociológica possui diversas orientações. Seu principal eixo se encontra em abordar temas como: a questão do cotidiano nas organizações, a burocracia e, em alguns casos, a autogestão (a autogestão pedagógica, por exemplo, é objeto de reflexões aprofundadas de Lapassade, Lobrot e Lourau). Marx exerce uma forte influência sobre alguns destes pensadores, juntamente com Freud. Porém, a relação entre marxismo e psicossociologia é mais complexa. Sem dúvida, os representantes da psicossociologia contestam o marxismo oficial (bolchevismo e socialdemocracia) e assim se aproximam do marxismo autêntico e libertário, retomando assim suas correntes mais radicais (comunismo de conselhos, luxemburguismo, esquerdismo em geral), embora não explicitamente, mas não devemos esquecer que esta é uma das tendências no interior da psicossociologia, que convive com outras tendências de posições mais conservadoras. 

2 comentários:

  1. Professor este livro, que foi organizado por você está a venda em quais livrarias?


    Rafael Barros

    ResponderExcluir
  2. http://www.bookess.com/read/9688-marxismo-e-psicossociologia/readers/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: