Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Sociologia das Histórias em Quadrinhos

"Tio Patinhas, um dos personagens mais axiológicos dos quadrinhos"

A Sociologia das Histórias em Quadrinhos


Nildo Viana*

As histórias em quadrinhos são objetos de leitura de um amplo público. Das tiras em jornais que marcam sua origem, passando para a conquista do público infantil e juvenil, as histórias em quadrinhos ampliaram cada vez mais o seu espaço e aumentou sua variedade e público, chegando até ao público leitor adulto. Como todo fenômeno social, as histórias em quadrinhos passaram a ser objeto de estudo da sociologia e de outras ciências. A sociologia das histórias em quadrinhos, considerada uma subdivisão da sociologia da comunicação ou da sociologia da arte (para aqueles que consideram os quadrinhos como sendo arte), é uma das sociologias especiais menos desenvolvidas. Porém, ela já conta com uma produção de certa forma expressiva e, além disso, conta com o apoio de outras ciências e análises, o que lhe possibilita, hoje, se tornar mais consolidada. Desta forma, apresentaremos uma visão panorâmica da sociologia das histórias em quadrinhos.

A abordagem sociológica das Histórias em Quadrinhos

As HQ são consideradas como tema infantil, juvenil, não muito sério. São menosprezadas por muitos, que as consideram uma espécie de cultura inferior. Seu “público” é considerado a “massa”, que seria amorfa, acrítica, infantil. Sem dúvida, este preconceito tem razões sociais e também conseqüências sociais. A desvaloração das HQ é realizada a partir de uma visão elitista e racionalista. A sociedade contemporânea é dominada pela razão instrumental, uma razão fria que desvaloriza a imaginação, os sentimentos, a fantasia, o inconsciente, pois busca o controle sobre as relações sociais e a natureza e sobre a própria mente humana. Logo, cria uma censura social sobre as formas de manifestações psíquicas não consideradas racionais, o que está de acordo com os interesses do produtivismo e da produção capitalista. O elitismo é produto de setores mais intelectualizados da sociedade que tomam seus valores e gostos como superiores e os demais como inferiores e opõe a “alta cultura” e a “baixa cultura”.

Este é um dos motivos da desvaloração das HQ, inclusive enquanto objeto de estudo. O sociólogo Umberto Eco já afirmava que somente quando o estudo das HQ tivesse superado o estágio “esotérico” e o público “culto” resolvesse dar-lhes a mesma atenção que oferecer à òpera e outras manifestações culturais “elevadas”, e que seria possível entender sua importância (apud Baron-Carvais, 1989). Ou seja, o ilustre sociólogo italiano, um dos mais renomados pesquisadores da chamada “cultura de massas”, além de reproduzir a visão dicotômica de um público supostamente “culto” e outro, certamente o seu par negativo, o público “inculto”, apela para tal setor da população para haver o reconhecimento das HQ. Vários outros pesquisadores das HQ iniciam suas obras (Baron-Carvais, 1989; Marny, 1970) justificando ou buscando legitimar seu objeto de estudo. Isto revela o que o sociólogo Pierre Bourdieu (2001) denominou “hierarquia social dos objetos de estudo”. Sem dúvida, este é um obstáculo para o desenvolvimento da sociologia das HQ. Apesar disso, alguns sociólogos realizaram estudos sobre os quadrinhos e – somando-se a isso a contribuição de estudos de outras disciplinas – hoje é possível contar com uma certa produção sobre este fenômeno social.

A abordagem sociológica dos quadrinhos vai centrar sua análise em dois aspectos fundamentais: a produção social das HQ e a mensagem que esta apresenta em suas produções. Há, de forma menos desenvolvida, uma sociologia dos leitores e da recepção das HQ. Neste sentido, o interessante é discutir como as Histórias em Quadrinhos são constituídas socialmente, e, posteriormente, quais mensagens (valores, concepções, sentimentos, etc.) elas reproduzem.

A Produção Social das HQ

As HQ tiveram seus primeiros esboços no final do século 19 e início do século 20. Os primeiros personagens que conseguiram maior reconhecimento como The Yelow Kid, Max and Moritz, Krazy Kat, foram as primeiras experiências de uma produção cultural que hoje conta com obras que deixaram de ser apenas infanto-juvenis para atingir também o público adulto. No início as HQ eram tiras diárias em jornais, o que hoje ainda persiste em existir, mas agora de forma marginal, pois o principal veículo de transmissão das HQ passou a ser as Revistas em Quadrinhos, que no Brasil também são chamadas “Gibis”, que significa, “moleque”, e foi o nome da primeira Revista em Quadrinhos lançada no Brasil.

As HQ são produtos sociais, constituídos por empresas e criadores que geram, num determinado contexto social e histórico, as histórias que são transmitidas via quadrinhos. Os quadrinhos com seus recursos (balão de diálogo, imagens, palavras que expressam sons, etc.) e seqüência expressam uma determinada ficção. Esta ficção é produzida por indivíduos que são seres sociais que realizam um trabalho coletivo (e neste sentido as HQ tem certa semelhança com o cinema e se distancia de outras formas de arte cuja produção é mais individual), cuja base só pode ser histórica e social. Os primeiros experimentos em quadrinhos foram as tiras cômicas e somente em determinado estágio de seu desenvolvimento que os argumentos se tornaram não apenas cômicos, mas também ligados à aventura e outros gêneros. É a partir de 1920 que os temas familiares e infantis e os desenhos caricaturais são substituídos por desenhos mais realistas e o tema da aventura emerge. O novo gênero produz a renovação dos desenhos. Os desenhos caricaturais combinam com a comicidade e com a simplicidade dos temas familiares e infantis, o que não ocorre no caso do novo gênero, que exige, devido suas características próprias, um desenho mais realista (Viana, 2005).

A hegemonia das tiras cômicas é explicada pelo processo de surgimento das HQ como tiras diárias em jornais, o que fazia com que elas devessem ser curtas. O gênero da aventura já marca a necessidade de ampliar o espaço para os quadrinhos e isto ocorre no interior do próprio espaço das tiras em jornais, através das continuações em números subseqüentes. O herói precisa cumprir uma missão e apenas três, quatro ou mais quadros não são suficientes para apresentar uma história completa. A seriação em vários números dos jornais foi a solução que, mais tarde, seria substituído pelas revistas em quadrinhos. Isto vai se efetivar apenas em 1937, que é quando surge um novo gênero, o da superaventura, que passa a ter hegemonia, embora os demais gêneros continuem existindo e outros tenham surgindo.

A produção social das HQ está ligada às determinações sociais. A primeira delas é as grandes empresas produtoras. Na época de nascimento, era a competição entre os grandes jornais para atrair leitores-consumidores que promoveu um arranco para as HQ, posteriormente, os Syndicates , e, por fim, as grandes produtoras, tal como as fábricas de super-heróis, DC Comics e Marvel Comics. A dinâmica do mercado consumidor, as mudanças sociais e históricas promovem alterações no processo de produção das HQ. Os heróis e super-heróis dos quadrinhos foram mobilizados para combater o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, tal como Tarzan, Agente Secreto X-9, Dick Tracy e vários outros. Outros foram criados justamente neste contexto e com este objetivo, tal como o Capitão América.

O conteúdo das HQ também são produtos históricos e sociais. Isto pode ser exemplificado pelo gênero da aventura. A aventura é realizada por um herói e isto é explicado pelo individualismo da sociedade capitalista que vai gerar uma literatura e produção cultural centrada no indivíduo e a figura do herói passa a ser proeminente. A crise de 1929 traz a necessidade de um indivíduo forte para suportá-la. Assim, o individualismo e a crise social promovem a constituição de um gênero centrado no herói. O Superman, por exemplo, surge no contexto desta crise e da necessidade de uma resposta fictícia ao nazismo por parte dos EUA e foi por isso que os nazistas afirmaram que ele era “judeu” (Viana, 2005b).

As características do herói também são produzidas socialmente. O maniqueísmo é uma constante, pois opõe o bem e o mal, e o herói é a personificação do bem. A razão de ser do maniqueísmo reside nos limites da consciência burguesa, que, tal como já dizia Marx, possui “limites intransponíveis” (Marx, 1988). Por não poder revelar as razões dos conflitos, dos crimes, etc., a consciência burguesa produz o maniqueísmo, Este não abole os conflitos e crimes, mas oculta suas raízes, suas determinações. É por isso que Marny poderá afirmar que o herói é o guardião do bem, o restaurador da ordem, e até mesmo o “policial dos cosmos” (Marny, 1970). Porém, esta é uma característica do herói conservador e não de todos os heróis (Kothe, 1988). E é por isso que neste tipo de construção há uma relação indissolúvel entre ordem e justiça e cabe aos heróis defender ambas.

A glorificação do herói é outra característica marcante. Porém, a fonte social de tal glorificação reside no individualismo da sociedade capitalista, por um lado, e na identificação entre produtor e personagem, por outro. No que se refere à glorificação do herói pelo leitor, isto se deve ao fato dele representar a ordem e a justiça, o que agrada grande parte da população, e, por outro, por expressar um substituto imaginário para os leitores que são oprimidos e não conseguem se enxergar como agentes de sua própria libertação.

As mudanças dos personagens, temas, gêneros também são produzidas socialmente. No bojo dos anos 1960 e da contracultura surgem os quadrinhos intelectualizados e underground. Este é o caso de Trashman, um guerrilheiro revolucionário; Fritz, The Cat; Mr. Natural, etc. Os quadrinhos eróticos e outros voltados para o público adulto tornam-se possíveis a partir dos anos 1960, quando a expansão da produção capitalista produz a necessidade de expansão do mercado consumidor, e, com isso, a produção de “necessidades fabricadas” e novas opções de consumo. Esta era a época do que o sociólogo Henri Lefebvre (1990) denominou “sociedade burocrática de consumo dirigido”, mais conhecida como “sociedade de consumo”.

A partir de 1970 a censura estatal é abrandada em vários países e as exigências de recuperação de temas e reivindicações das rebeliões estudantis e lutas operárias do final dos anos 1960 e início da década seguinte são realizadas, visando proporcionar oferta para uma demanda existente e, ao mesmo tempo, desvinculá-la da totalidade das relações sociais visando despolitizar seu conteúdo. Nos anos 1980 surgem novas produções, nas quais o público-adulto é privilegiado, diversos personagens já existentes ganham mais complexidade e, além de meras aventuras de lutas e ações heróicas, ganham uma personalidade mais complexa e problemática, tal como Batman, cujo objetivo é manter o público jovem que se tornou adulto e iria querer algo mais do que as eternas histórias repetitivas de lutas contra os mesmos vilões. Neste momento, também aparecem obras mais politizadas, tal como V de Vingança, que apresenta a história de um herói anarquista que luta contra um regime fascista, que é, na verdade, como afirma o seu criador, Alan Moore, uma metáfora da sociedade inglesa sob o governo neoliberal de Margareth Thatcher.

O que os Quadrinhos Dizem?

Uma das grandes questões dos quadrinhos está nas mensagens que eles repassam. As HQ, desde o seu nascimento, são uma forma de comunicação e, portanto, uma forma de enviar mensagem. Através das imagens desenhadas, das palavras e diálogos, da representação pictórica, os quadrinhos manifestam valores, sentimentos, concepções, etc. Neste processo, o papel proeminente dos quadrinhos é repassar as idéias e valores dominantes. Isto é explícito na análise que Ariel Dorfman faz do Zorro, O Cavaleiro Solitário, um cowboy que ao lado do seu subordinado índio Tonto e seu doméstico cavalo Silver, é expressão das idéias e valores dominantes (Dorfman e Jofré, 1978). Isto também é visível nas mensagens repassadas pelas HQ de heróis e super-heróis (Viana, 2005) e sua expressão é ainda mais visível no caso dos personagens de Walt Disney (Dorfman e Mattelart, 1980). Neste contexto, também é analisado diversos elementos culturais presentes nos super-heróis, inclusive o seu caráter de mito (Reblin, 2008). O mesmo ocorre com os quadrinhos brasileiros, nas quais o personagem de Ziraldo, o Saci Pererê é considerado “populista” (Pimentel, 1989; Cirne, 1982). O que estes estudos mostram é que as HQ, desde as mais simples e superficiais, nada possuem de “inocentes” e “neutras”. As HQ, além de ser um produto social, são manifestação do social, e, por isso, reproduz as idéias e valores dominantes, reforçando-os.

Obviamente que, como a sociedade moderna é perpassada por conflitos, também manifesta idéias e valores opostos, mas de forma marginal, pois a estrutura oligopolista da produção cultural é um processo poderoso de veto e controle. Além disso, a intervenção estatal também sempre se manifesta. Além disso, não existe homogeneidade no interior das idéias e valores dominantes e as variações, bem como interesses, produzem conflitos internos neste âmbito. O caráter axiológico dos quadrinhos é mais visível em determinados momentos, tal como no período da Segunda Guerra Mundial, onde diversos heróis e super-heróis foram “recrutados” para a guerra contra o nazi-fascismo (Viana, 2005).

Porém, após a guerra e dificuldades financeiras, mudanças geradas pelo novo período, os quadrinhos passaram a ser condenados pelos setores mais conservadores. É desta época que surge o livro A Sedução dos Inocentes, de Frederich Wertham, uma crítica conservadora aos quadrinhos, e a legislação busca controlar mais amplamente os quadrinhos. Por detrás da condenação e da censura há a disputa entre tipos de idéias e valores dominantes, mas também uma certa percepção de que as HQ manifestam não apenas as mensagens intencionais de seus criadores e financiadores, mas outras que são inintencionais e é neste processo que se abre espaço para o inconsciente coletivo e a crítica social. Assim, os super-heróis são conservadores mais abrem espaço para se pensar o extraordinário, a imaginação ultrapassar o realismo cotidiano e permitir o sonho com a liberdade (Viana, 2005). E a forte intervenção estatal irá ser abrandada em 1971, mas não deixará de existir. No entanto, apesar dela, uma produção marcada por elementos “censuráveis” irá continuar sendo produzido, tal como o caso da violência excessiva que se vê em personagens como Badger, o Texugo. Este personagem exerce agressão física o tempo todo, inclusive por motivos banais, e seu criador, Mike Baron, justifica isso da seguinte forma: “vestir um uniforme e enfrentar o crime? Só mesmo sendo louco! Foi a partir desse pensamento que surgiu Badger, para dar voz ao fascista e ao psicopata que existem dentro de mim”.

Também há a manifestação de valores divergentes, tal como os que se opõem aos valores religiosos, como em Authority, no qual um grupo de super-heróis combate além de ditadores e terroristas, o próprio Deus. São os primeiros super-heróis a apresentar explicitamente na necessidade de mudar o mundo. Aliás, Deus também aparece como vilão em Preacher, história que conta que ele abandonou a humanidade e um pastor – com poderes sobrenaturais – vai atrás dele tomar satisfações. Em ambas as histórias, temas raramente presentes nas HQ são abordados. Para os religiosos, que já começam a reclamar destas produções, já que elas tornam Deus um vilão e inimigo da humanidade, isto pode ser interpretado como “o sinal dos tempos”. Porém, para a sociologia, é expressão das mudanças sociais, que é o que explica os novos quadrinhos deste tipo, no qual o movimento antiglobalização, entre outras manifestações, gera um mercado consumidor e permitem romper parcialmente com a censura moral e política.

O que predomina, no entanto, são os quadrinhos que manifestam as idéias e valores dominantes. Este é o caso da nova fábrica de super-heróis Image Comics (Spawn, Dragon, Angélica, etc.). A nova safra assume o papel de defesa da lei e da ordem, sendo geralmente policiais, anticomunistas e com outras características conservadoras. A época de surgimento, a partir da hegemonia neoliberal, expressa a razão de ser da nova safra de super-heróis produzida por alguns desenhistas e roteiristas que saíram da Marvel Comics (Homem-Aranha, Thor, Namor, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, X-Men) e passou a competir com esta e a DC Comics (Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde). Desta forma, os valores e idéias repassadas são altamente tendenciosos e reflete uma determinada época histórica, a partir das posições de determinado grupo de realizadores.

Quadrinhos e Sociologia

Além da abordagem sociológica da produção social dos quadrinhos e das mensagens, também há sociologia dos leitores e da recepção dos quadrinhos. O foco da análise e pesquisa, neste caso, é o do “público dos quadrinhos”. Marny, por exemplo, realiza uma classificação do público em consumidores habituais, que lêem as tiras em jornais; consumidores esclarecidos, que são amadores reunidos em clubes especializados; os hostis, que menosprezam as HQ por vários motivos (baixa cultura, antipedagógica, violenta, etc.); os colecionadores, que são aqueles que se dedicam a colecionar as revistas em quadrinhos de determinada época ou personagem; o público infantil, constituído por crianças. Há também estudos que focalizam a faixa etária (Renard, 1981), sobre a diversificação do público (Gubern, 1979) ou as classes sociais, ou mesmo o atrativo explicado pelo inconsciente coletivo (Viana, 2005). Assim, o encontro da sociologia com as HQ já apresenta uma história e uma tradição que vem apresentar uma nova visão dos quadrinhos, superando a história internalista ou descritiva. A consolidação da Sociologia das HQ ainda está por ocorrer, mas a tendência é sua realização em um curto período de tempo.

Bibliografia

BARON-CARVAIS, Annie. La Historieta. México, Fondo de Cultura Económica, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Método Científico e Hierarquia Social dos Objetos. In: Escritos de Educação. 3ª Edição, Petrópolis, Vozes, 2001.

CIRNE, Moacy. Uma Introdução Política aos Quadrinhos. Rio de Janeiro, Achiamé, 1982.

DORFMAN, Ariel & JOFRÉ, Manuel. Super-Homem e seus Amigos do Peito. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

DORFMAN, Ariel e MATTELART, Armand. Para Ler o Pato Donald. Comunicação de Massa e Colonialismo. 2ª Edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.

FURLAN, Cleide. HQ e os “Syndicates” Norte-Americanos. In: BIBE-LUYTEN, S. (org.). Histórias em Quadrinhos. Leitura Crítica. 2ª edição, Edições Paulinas, 1985

GUBERN, Román. Literatura da Imagem. Rio de Janeiro, Salvat, 1979.

KOTHE, F. O Herói. São Paulo, Àtica, 1988

LEFEBVRE, Henri. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. São Paulo, Àtica, 1990.

MARNY, Jacques. Sociologia das Histórias aos Quadradinhos. Porto, Civilização, 1970.

MARX, K. O Capital. Vol. 1, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

PIMENTEL. Sidney V. Feitiço Contra o Feiticeiro. Histórias em Quadrinhos e Manifestação Ideológica. Goiânia, Cegraf, 1989.

REBLIN, Iuri Andréas. Para o alto e avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis. Porto Alegre: Asterisco, 2008.

RENARD, Jean-Bruno. A Banda Desenhada. Lisboa, Presença, 1981.

VIANA, Nildo. Heróis e Super-Heróis no Mundo dos Quadrinhos. Rio de Janeiro, Achiamé, 2005.

VIANA, Nildo. Os Super-Heróis e a História. Revista Possibilidades. Ano 01, num. 03, jan./mar. 2005.

_____________________

Publicado originalmente em:

VIANA, Nildo. O Que Dizem os Quadrinhos?. Sociologia, Ciência & Vida, v. 17, p. 53-62, 2008.



Notas

* Professor da UEG; Doutor em Sociologia pela UnB; Autor de “Os Valores na Sociedade Moderna” (Brasília, Thesaurus, 2007); “A Esfera Artística – Marx, Weber, Bourdieu e a Sociologia da Arte” (Porto Alegre, Zouk, 2007), entre outros livros.



[1] Os Syndicates são uma espécie de “agência especializada em fornecer matérias variadas, particularmente de entretenimento” (Furlan, 1985, p. 29).

Posts Relacionados:
 
Minicurso: Análise Sociológica dos Quadrinhos
 
Super-Heróis e Axiologia
 
Super-Heróis e Inconsciente Coletivo
 
Axiologia e Inconsciente Coletivo no Mundo dos Sup...
 
A Era da Aventura no Mundo dos Quadrinhos
 
 
 
Informe e Crítica

6 comentários:

  1. Excelente! é a discussão teórica que precisava para minha dissertação!! E a bibliografia vai ajudar também... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Podia ter resumido o texto explicando o assunto abordado. Parabens

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. nao tem nada sobre historias em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adonias, se você não sabe ler, então não encontrará nada no texto...

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: