Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Coraline ou a Concepção "Adultocêntrica" da Infância - Nildo Viana

Coraline ou a Concepção Adultocêntrica da Infância



Por Nildo Viana







O filme Coraline e o Mundo Secreto, Henry Selick (EUA, 2009), mostra uma garotinha mal humorada, com pais sempre ocupados, vizinhos estranhos, e isso provoca o seu tédio e a busca de algo para fazer, já que a solidão e a falta de sentido tomam conta de sua vida.

A aparência e a intenção dos produtores parecia ser mostrar o mundo infantil da perspectiva de uma criança. A protagonista é uma menina que descobre um "mundo secreto" e que ninguém acredita. Neste mundo secreto, Coraline teria outra mãe e outro pai, que eram radicalmente diferentes dos seus verdadeiros pais, realizando os seus desejos, lhe dando atenção, produzindo o seu quarto como ela queria, um jardim com a imagem do seu rosto visto de forma panorâmica, um pai brincalhão, comida deliciosa feita pela mãe (ao contrário da comida intragável feita pelo pai verdadeiro). O único elemento desagradável é que nesse mundo as pessoas não possuem olhos e sim botões em seu lugar.

Esse feliz mundo secreto revela um segredo: ele é apenas uma armadilha para prender Coraline por uma entidade misteriosa que quer roubar seu amor, sua alma e seus olhos. A trama passa por este processo de tédio, descoberta do outro mundo, encantamento, desencantamento e luta para fugir dele. No final, Coraline descobre o seu erro e busca se livrar deste mundo e acaba fazendo isso, e volta para o seu lar, no mesmo mundo que lhe entediava, mas que agora está diferente, seus pais estão mais atenciosos, os vizinhos menos estranhos, etc.

Assim, o segredo do filme Coraline não é o mundo secreto que esta encontra, nem o seu próprio mundo e sim a concepção adultocêntrica por detrás de toda esta produção fictícia. Um inocente conto - que alguns podem até considerar assustador em certos aspectos - revela, no fundo, um conjunto de valores, sentimentos, ideologemas, que despertam emoções, reflexões, etc., e tudo apontando para um determinado sentido.

A grande mensagem do filme, no final das contas, é que as crianças devem ser pacientes, suportar a ausência dos pais, a falta de sentido e de atividades significativas na vida, a solidão, pois, fazendo isso, mais cedo ou mais tarde, serão recompensadas, tal como ocorre no final do filme, quando os pais super-ocupados conseguem a publicação de um catálogo de jardinagem e conseguem dinheiro para comprar as luvas que ela queria, ter tempo para brincar e cuidar de jardim. Sair desse caminho de suportar a realidade em que vive é "perigoso", palavra que aparece no filme justamente para se referir ao mundo secreto, que é, no fundo, o mundo dos desejos de Coraline. Ceder aos desejos, mesmo na imaginação, eis o “pecado”, ou eis o recado da sociedade repressiva. Aprender a aceitar as imposições da sociedade repressiva, desde a infância, pois caso contrário, suas utopias, desejos, mundos imaginários, poderão lhe destruir, fazer perder sua alma (significaria ir para o inferno? Ou seja, temos o velho tema cristão de “perder a alma”, roubada pelo diabo), perder os olhos (a cegueira, a imaginação é perigosa, pois “cega”, faz não “ver a realidade”), o “amor” (os pais e seu suposto amor, no qual o mundo do trabalho os absorve). Aceitar tudo isso para um dia ser recompensado, tal como os cristãos podem agüentar o mundo de miséria e depois ser recompensado no “reino dos céus”. Um mundo maravilhoso existe, mas só no futuro, seja o do além vida dos cristãos, seja no dia da recompensa no filme Coraline e o Mundo Secreto.

Enfim, Coraline e o Mundo Secreto é um filme infantil, mas feito por adultos. Daí a concepção adultocêntrica que lhe perpassa. Aceitar a realidade, ou seja, o princípio de realidade contra o princípio do prazer, para utilizar linguagem psicanalítica, é o fundamental, o que gera o tom moralista e até ameaçador, pois ninguém quer ter os olhos trocados por botões. Uma mensagem repressiva de uma sociedade repressiva, que desde a tenra infância tem que fazer terrorismo com as crianças. “Cresça para ter seu mundo”, mas quando crescer, será como os adultos e aí já não o irá desejar, irá estar muito ocupado com o trabalho, com o Estado e com a família e as Coralines perturbadoras.

13 comentários:

  1. Muito bom o texto, falta popularizar esta discussão. Eu que tenho apenas uma noção superficial de sociologia e psicologia, já fico puto da vida com algumas coisas impostas às crianças, coisas totalmente irresponsáveis mas tratadas com extrema normalidade, imagino quem estudou o assunto mais a fundo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Agradeço suas palavras. Você tem razão e existe uma bibliografia na àrea de psicologia e sociologia que trata destas questões, pelo menos as mais visíveis, como trabalho infantil, abuso sexual, cultura consumista, etc. O psicanalista Gérard Mendel produziu uma obra muito interessante sobre isso: Para Descolonizar a Criança, sem edição no Brasil, mas que ajuda a pensar a situação da criança em nossa sociedade.
    Abraços,
    Nildo.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme mas acho interessante a análise, que tem um poder crítico nem sempre presente mesmo em pessoas geralmente críticas.

    Faço este comentário porque acabo de ler um pequeno texto aprovador sobre o mesmo filme (http://fischerzed.wordpress.com/2009/03/16/coraline/), escrito por alguém que tem escrito em publicações conselhistas de língua inglesa. Então, lembrei-me deste.

    ResponderExcluir
  4. Grato pelo comentário e referência.

    A questão é uma dificuldade realmente existente em perceber que um filme (como qualquer obra de arte) é uma manifestação social e do social, ou seja, não apenas é um fenômeno (produto) social como também expressa, no mundo fictício, o social. E não custa lembrar que não se trata de um "social" abstrato, mas marcado pela exploração, dominação, luta e que isso se reproduz em todas as esferas da vida social. Os meus estudos sobre cinema buscam enfatizar isso (os livros Como Assistir um Filme? ( http://nildoviana.teoros.net/comoassistirfilme.html ), A Concepção Materialista da História do Cinema, no prelo, e Cinema e Mensagem - O Significado Original e Atribuído ao Filme, e, num sentido genérico, A Esfera Artística, Porto Alegre: Zouk, 2007, que discute arte em geral e não apenas cinema, buscam desenvolver esta ideía).
    Abraços,
    Nildo.

    ResponderExcluir
  5. Quando assisti ao filme com meu filho bateu um sentimento estranho, então procurei a resenha do filme e vi a prisão cerebral que fizeram com as crianças. Sou estudante de Pedagogia, sou a favor da imaginação da criança, porém não vulgarizada desta maneira. Criança tem de sonhar, tem de imaginar e não se prender a fatos de gente adulta, estamos no século 19 e as pessoas ainda não se desprenderam da visão que crianças já devem ser preparadas para a vida adulta, acordem não estamos masi no século 18 onde crianças eram tratads como miniadultos, criança feliz é aquela que brinca e imagina...

    ResponderExcluir
  6. Minha filha assistiu o filme e passou a ter medo de ficar sozinha, de perder os olhos e da mãe que vira bruxa. Assisti o filme e realmente comprovei que é horrivel e nossas crianças já sofrem muito com o mundo de hoje e para ir ao cinema não basta apenas verificar a censura é necessário assistir antes para não expor nossos filhos a esses tipos de filme. Hoje minha filha faz acompanhamento psicológico para superar o medo que as cenas de horror desse filme causou em sua mente.

    ResponderExcluir
  7. ''gostaria de saber pq um filme para criança tem em sua produçao algo chamado ''pandemoniun´´eate para adulto e meio assustador

    ResponderExcluir
  8. Olá. Muito boa sua crítica, parabéns. Bem, tenho 17 anos, eu vi o filme e li o livro (nao inteiro, mas li) e pelo livro posso dizer que no meu ponto de vista, a história de Coraline é completamente adulta. A moral que dizem que a história tem é "seja cuidadoso com o que deseja". Eu acho que a historia do livro pode ate fazer bem para um publico adulto e adolescente. Pois a vejo como uma espécie de "parábola". Realmente não achei moralmente sábio fazer uma versão infantil para este conto. Porque a criança ainda não tem análise crítica formada (não sei se é esta expressão que se usa) ela não sabe separar o mundo real do fictício, por isso se deve ter um controle rígido dos pais sobre o que seus filhos assistem, ouvem , fazem, etc. Um filme destes, supostamente "infantil", não causará nenhum resultado positivo. Mas sim, pesadelos, carencia, insegurança, etc. E o Pior é que existem muitos pais, que usam filmes como estes para controlar seus filhos a seu modo, como aquela velha lenda do "homem do saco" que levava crianças mal criadas para comer seus fígados. E assim obter uma obediencia por medo e não por consciencia por parte da criança.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Anônimo, agradeço as palavras e julgo que tem razão em seu argumento. Existem adaptações de obras literárias e outras (quadrinhos, etc.) que são bem feitas e direcionadas. Esta adaptação é bem "sombria" e a mensagem axiológica, mas o pior é que se trata de um filme cujo "público-alvo" é o infantil. Abraços, Nildo.

    ResponderExcluir
  10. Há poucos comentários sobre esse filme. Muito bom. Acredito que todo filme de terror carrega em si uma moral conservadora e fascista. Pensei que Neil Gaiman remasse em outra direção, mas pelo visto são poucos que conseguem usar o terror para acrescentar algo (O labirinto do fauno e O orfanato). Apesar de ser intrigante, Coraline é chato e moralista. E descartável.

    ResponderExcluir
  11. Ola. 2012 ne? Esse comentario esta beeeeem atrasado. MS ainda me sinto no direito de comentar. Eu assisti o filme ingenuamente e nao capitei muitas mensagens alem das que ja sao propostas. Precisei ler seu textos e comentarios para me ligar um pouco. Parabens critica perfeitA, critica de respeito. Nao e sua opiniao ai, e toda uma analise. Diferente dos criticos atuais q sao mimados e dao opinioes pessoais.

    ResponderExcluir
  12. With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement?
    My blog has a lot of unique content I've either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my agreement. Do you know any ways to help reduce content from being ripped off? I'd truly appreciate
    it.

    Also visit my blog ... Sessel mit Aufstehhilfe (agarthasystems.net)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: